Neste blog

domingo, 11 de setembro de 2016

Arroz de Polvo


Em 2012, fiz publiquei um Filé de Linguado ao Molho de Camarão com Arroz de Polvo, porém não expliquei como fiz o arroz. Hoje, ele foi o destaque do almoço. 
Comprei um polvo pequeno (1,4 kg). Separei a cabeça, cortando em tiras e quatro tentáculos. Levei-o à pressão com água suficiente para cobri-lo e com uma cebola. Não usei sal. Após 20 minutos na pressão, desliquei o fogo, retirei a pressão e reservei o molusco, guardando a água. A cebola ficou bem macia, o que indica que o polvo também estava pronto.


Cortei uma cebola, um tomate e meio pimentão em cubinhos e levei-os para refogar no azeite, com uma colher de alho picado. Acresci duas xícaras de arroz parboirizado. Temperei com sal. Para cozinhar o arroz, utilizei quatro xícaras da água do polvo.



Quando o arroz estava quase pronto, agreguei o polvo cortado em pedaços. 


Eu não dispunha de açafrão, então não usei, mas é uma ótima pedida. Para complementar o almoço, fiz um purê de abóbora e salada de pupunha e alface mimosa.


Ah! Enquanto o polvo cozinhava, o cheiro estava delicioso e com recordações de natal... pois minha mãe sempre faz esse prato nessa época do ano.

2 comentários:

  1. Noooossssssaaaaa...... que maravilha.... Adoro.... Deve ter ficado delicioso. Acho que eu comeria duas porções de arroz, seguramente.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Uns dos únicos frutos do mar que gosto é polvo ... interessante esta receita !

    ResponderExcluir