Neste blog

domingo, 12 de junho de 2016

Sushi!


Semana passada fiz o curso da Ms. Sue Jang chamado Everything Japan! Um dos tópicos abordados foi o sushi. Neste domingo resolvi praticar. Aqui está.
Iniciei com o arroz moti. Numa panela coloquei uma xícara de arroz moti e duas de água fervente. Deixei no fogo baixo, meio tampado, até cozinhar. Desliguei o fogo. Reservei. Misturei todos os ingredientes do tempero: 3/4 xícara de vinagre de arroz, uma colher de sopa de açúcar e meia colher de chá de sal, além de uma pitada de dashi (tempero japonês a base de peixe seco), e agreguei ao arroz, transferindo para um bowl.




Usei um pepino japones cortado em tiras, um avocado cortado em quatro e em tiras, salmão, ovo, cebolinha, gergelim, requeijão. Para preparar o ovo, bati dois caipiras e adicionei uma colher de açúcar, meia de sal, dashi. Levei à omeleteira e quando pronto, enrolei para cortar em tiras.






Com tudo mise en place, fui à montagem do hossomaki (sushi fino enrolado): 
Na esteirinha de bambú, coloquei uma folha de nori (alga) com o lado brilhante para cima, dispondo o arroz (molhe a mão para ajudar) por todo o nori, preservando uma tira na parte de cima para fechar. Coloquei então as tiras de pepino, avocado, salmão, ovo e a cebolinha.
Enrolei com o auxilio da esteira, apertando e formando o rolinho. Para cortar, a cada fatia, umideci a faca, facilitando deslizar e não grudar.




Fiz também hossomaki de salmão, requeijão, cebolinha e gergelim, niguiri (apertado, não enrolado) de salmão e dois temakis de salmão com requeijão e cebolinha.


"Combo" finalizado:


Trabalhoso e delicioso!







3 comentários:

  1. Marravilha!!! Precisamos reunir o povo na casa de alguém e fazer uma degustação!! Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu quero !!!!! Ficou ficou bonitto hein, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, parece que o trabalho compensou, ficaram com cara de deliciosos. Abração. Mario.

    ResponderExcluir