Neste blog

segunda-feira, 7 de março de 2016

Bacalhau a Gomes de Sá


Ao escrever este post, imaginei meu querido avô Serafim a ler. Ora pois, vamos a uma receita muito comum nas famílias brasileiras de origem portuguesa. 
Cozinhei três batatas médias al dente - aproximadamente 15 minutos após fervura. Reservei. Para dessalgar as lascas de bacalhau lavei-as e deixei-as submersas na geladeira de um dia para o outro. No dia do preparo da receita, pela manhã, troquei a água e adicionei um bocadito de leite. Retornei à geladeira.



A montagem do prato é muito simples. Untei um refratário com azeite extra virgem português, por favor. Dispus, forrando a forma, fatias de cebola cortadas em meia lua e sobre elas, as batatas fatiadas e pimentão amarelo. Temperei-os com ervas finas, sal e mais azeite. Em seguida, cobri com as lascas do bacalhau e azeite. 



Mais uma camada de cebola, batata e bacalhau. Para finalizar, usei tomates, batatas, pimentão, ovo (a pedido de minha mãezinha) e azeitonas. Pois adivinhe o que foi por cima de tudo? Azeite! Levei ao forno até que as laterais estivessem a ferver. Retirei o papel alumínio e deixei por mais 10 minutos.



Serviu de acompanhamento uma salada de alface crespa, tomates vermelhos e amarelos, figos frescos e bacon crocante.


E não é que sobraram três lascas cruas? O jantar de hoje foi alho assado com lascas de bacalhau ao lemon and pepper ao forno e parmesão fresco.


"Ai cachopa se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário