Neste blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

Escondidinho fácil e diferente

O Escondidinho, feito com aipim e carne seca, é famoso em todo o Brasil. Veja informações mais detalhadas no final deste post.
Hoje, aqui em Santos, decidi fazer um pouco diferente.
Cozinhei uma batata grande em água e uma pitada de sal. Espremi e acrescentei ervas finas e manteiga; mexi até os ingredientes se agregarem. Reservei. 

Após refogar meia cebola e alho no azeite, acrescentei três colheres de sopa cheias de carne moída e meia linguiça calabresa sem a pele, passada no processador. Cuidado! A linguiça e o parmesão já têm sal!

Para a montagem, distribuí um pouco do purê no fundo do recipiente, em seguida coloquei o recheio de carnes e por último mais um pouco do purê. Cobri com mussarela e queijo parmesão. Levei ao forno para gratinar.

Deveria usar o ramekin para ficar mais delicado, porém como não tinha a mão, usei esses dois pratos fundos de um jogo de cerâmica. Grandes... Se fossem os ramekins, teria feito 4. Eis o resultado final.

Sobre o escondidinho...

O Escondidinho é um prato bastante popular nos estados brasileiros do nordeste (originário de Pernambuco) e posteriormente também apreciado em Minas Gerais e restante do Brasil. Fonte 
Na região sul, a carne seca é o charque. O Jerked Beef é basicamente igual ao charque em suas fases de salga úmida, da salga seca e da dessecação. A diferença essencial é que, incorporado à salmoura, recebe a adição de nitrito de sódio ou de potássio o que permite apresentar um teor de umidade maior. O Jerked Beef, assim como o charque mantém atividade de água suficiente para inibir a proliferação de bactérias. Fonte

3 comentários:

  1. Muito boa e instrutiva sua receita além de super gostosa bastante prática!!! Parabéns!!!
    bjs. Maria Helena

    ResponderExcluir
  2. esse é bom hein professor! da mais "sustancia"
    grande abraco e boas festas
    Dudley

    ResponderExcluir
  3. esse foi feito aki e eu nem experimentei.........sacanagem !!!! AMODORO escondidinho.....parabens, bj

    ResponderExcluir