Neste blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Último jantar de 2011

Olá! O ano ainda não acabou então... vamos ao último jantar de 2011.


Entrada: Tortinhas de pão, sugestão do Pitéu.
Depois de cortadas as fatias de pão (usei o integral light), colocá-las em formas de empadinha. Dá uma regadinha com azeite e recheia com mussarela, tomate, bacon e orégano. Se gostar, eu adoro, alecrim.






Salada: Rúcula, tomate cereja, ricota (em cubos), lentinha (pré-cozida al dente), salame picado, raspas da casca de um limão siciliano, suco desse limão, azeite. Finalizei com lascas de sal com chili (espanhol).


Prato principal: Lombo suíno, recheado com presunto parma e ameixas, ladeado por farofa crocante de banana da terra. Corte o lombo como rocambole. Tempere-o com limão, alho, alecrim, louro e vinho branco. Não use sal. Deixe de um dia para o outro na geladeira coberto com filme plástico.


Para preparar, abrir o lombo, forrar com o presunto e distribuir as ameixas, sem caroço. Enrolar. Não precisa amarrar. Arrume numa assadeira, deixando a capa de gordura por cima. Despeje o líquido do tempero. Cubra com papel aluminio e coloque em forno baixo - 1h40m; mais 30 minutos sem o papel alumínio para dourar. Usa-se assar o lombo por 1 hora para cada kilo.


Para o acompanhamento, dourei meia cebola picada na manteiga em fogo baixo, acrescentei uma batata cortada em cubinhos pré-cozida al dente. Adicionei a banana da terra também em cubos e previamente dourada na manteiga e castanha do pará triturada. Farinha de mandioca e cebolinha finalizam farofa.


Sobremesa: Como minha mãe fez para o Natal seu tradicional bolo de nozes, para compor a sobremesa, utilizei uma fatia desse bolo, uma bola de sorvete de chocolate, uma regadinha de licor de gianduia e finalizei com um quadrado de chocolate de laranja.


Aparentemente foi um sucesso. Pelo menos foi o que os convidados, educados, disseram.

Feliz 2012!!!



Um comentário:

  1. Eliana Macaggio e Carlos2 de janeiro de 2012 às 19:39

    Olá amigos!

    Finalmente fomos convidados para degustar um dos ótimos pratos feitos pelo tavinhbo... e antes do final de 2011.....rsrs...

    Como toda a espera vale a pena, a nossa não foi diferente. Os outros que nos desculpem, mas nosso jantar foi maravilhoso e muuuuuuiiiito melhor que os demais (lógico, não estávamos... rsrs). A começar pela escolha do cardápio que nos agradou bastante.

    A propósito, as entradas ficaram ótimas, bem saborosas e bonitas. A salada com um toque diferente no tempero e a criatividade da inclusão das lentilhas "al dente" deram o tom.
    O prato principal bem apresentado e com um suave sabor acridoce, estava delicioso. Saboreei cada pedaço vagarosamente.

    O vinho escolhido pelo Chef se harmonizou perfeitamente com o jantar. Terminamos com a deliciosa sobremesa (com o carinho da mamãe - ficou melhor ainda).

    Parabéns, e esperamos mais delícias em 2012!!!

    SAÚDE!

    ResponderExcluir